top of page
  • Foto do escritorDIDERC

Nós somos o sal da terra…


A Fraternidade Eclética realizou a Ceia Simbólica no Templo Eclético Universal, na noite dessa sexta-feira Santa.


O Mestre Jesus traçou um mapa com instruções para que as pessoas pudessem encontrá-lo e seguir seus ensinamentos. O apóstolo Mateus registrou em seu Evangelho, a descrição desta que é a passagem com o maior trabalho do Cristo: Seus ensinamentos.


Muitos focam em seu calvário, martírio e crucificação, porém o trabalho de sua vida foi o Sermão do Monte que acessa a todos, independente da evolução, da era, gênero ou idade… o Mestre ensinou…


Mateus 5:3–12
"3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, falarem todo mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

Bálsamo para a alma daqueles que buscam o Cristo e que, famintos por luz, vagueiam e sofrem. O amor e a simplicidade das suas palavras comovem espíritos pelas eras que se seguem, e se eternizam pela necessidade intrínseca do ser humano por Deus. Mas o quê o Mestre quer de nós? Ele quer apenas o nosso coração. Tudo que somos está nele.


É possível sentir o profundo amor pela humanidade e por seus discípulos. Em suas palavras e ações ele nos mostra que é nos grupos de excluídos da sociedade que nós devemos buscar encontrá-lo. Jesus disse: Olhe pra mim, eu vejo você, eu perdoo você, eu amo você! Se me buscar de todo o seu coração, me encontrará.


Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.


Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Mateus 5:13-14

O sermão do monte se trata de um manifesto. Jesus propõe uma revolução. Revolução não é revolta, Jesus propõe uma mudança radical, uma mudança na forma de existir. Um conjunto de ensinamentos complexos que destacam o que ele queria dos seus seguidores, que fossem a cura do mundo e não da sua destruição. Ele queria seguidores realmente comprometidos com a verdade e não passivos.


Todos podemos ser seus discípulos, se tivermos fé e coragem de vivermos pelos evangelhos. Por suas palavras e por seu caminho. O amor, e apenas o amor, é o caminho de Cristo. Amar a Deus na pessoa do seu próximo e buscar a redenção de nossas ações, dia após dia.

Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não matarás', e 'quem matar estará sujeito a julgamento'.
Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Mateus 5:21-22

Caminho. Palavra bonita e tão incompreendida. Somos a luz do Mundo. Poesia celestial, daquele que pisou sobre a terra, sendo a própria terra. Daquele que amou o mundo sendo a própria personificação do amor.


Que possamos enxergar ele, para além do sofrimento na cruz e no seu sangue derramado injustamente, por aqueles que não o compreendiam. Que possamos enxergar a beleza do amor encarnada, que o exalava em cada palavra, ação e pensamento. O Mestre ensinou: eu sou a verdade, o caminho, a vida… e disse também que, Deus era amor e que só amamos o que conhecemos.


Todos conhecemos o amor de Deus, mesmo que em níveis inconscientes, e, se conhecemos o amor, o amamos, o sentimos, e podemos ser amor também… sermos amor, como o próprio Cristo. Deus está em nós, e somos sim, portanto, a luz do mundo, a luz do amor de Deus na Terra. Que o corpo e o sangue dele compartilhado, sejam o mapa do caminho até ele… que seu amor nos cure, que seu amor sublime nos guie… sempre!


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Mateus 6:33

Que a paz do divino cordeiro de Deus, do Mestre maior, esteja com vocês!

Onde está localizado o sermão da montanha


O Sermão está localizado, em sua totalidade, no evangelho de Mateus, no capítulo 5:1 até 7:29. Além dessa localização, trechos também são encontrados em Lucas 6.


Simone


652 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page