Grupo Escoteiro Mestre Yokaanam:. 33º DF

- 60 anos do Grupo de Escoteiros Ecléticos -

O Grupo Escoteiro Mestre:. Yokaanam:., GEMY 33º DF, é sediado na Cidade Eclética - Goiás e atende jovens da comunidade e de toda a área rural nas proximidades, possui cerca de 120 membros, entre crianças e jovens, adultos e Clube da Flor de Lis. São mais de 4 mil escoteiros na Região Escoteira do Distrito Federal, e mais de 107 mil escoteiros e escoteiras no Brasil.

 

FEEU E JUVENTUDE ECLÉTICA

A instituição espiritualista e filantrópica, Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:. (F:. E:. E:. U:.), possui um vínculo estreito com a Juventude da Comunidade Eclética, bem como, com o Grupo Escoteiro, que é responsável por diversas atividades espirituais, sociais e cívicas na comunidade. Por esta razão, a promessa escoteira é tida como compromisso espiritual harmônico com a proposta da instituição. A Juventude Eclética Arcanjo Gabriel objetiva formar uma nova geração de líderes da Juventude Eclética Universal, e de chefes do Movimento de Escoteiros Ecléticos.

GRUPO DE ESCOTEIROS ECLÉTICOS

Em 2020 o Grupo de Escoteiros Ecléticos comemorará 60 anos da realização do 1º Fogo de Conselho, em 8 de setembro de 1960, na Cidade Eclética - Goiás. Outras datas históricas importantes: 1º Acampamento de Grupo, em 24 de janeiro de 1962; Lançamento da revista “Raio de Luz” Nº 1, em setembro de 1961;  Centenário do Mestre.: Yokaanam.:, em 23 de fevereiro 2011; Inauguração da Sede Escoteira Apóstolo Elpídio:., em 2012.

ESCOTISMO

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. O lema do escotismo  é "Be Prepared" (esteja preparado), contudo no Brasil o mesmo foi adaptado para "Sempre Alerta". Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente,  sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário. 

 

Um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.

 

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

 

É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

OMME

A OMME é uma organização independente, apolítica e não-governamental que é composta de 164 Organizações Nacionais. Essas Organizações estão espalhadas por 223 países e territórios em todo o mundo. Com mais de 40 milhões de membros, a OMME é o maior movimento de juventude do mundo.

 

Avenida São João Batista, 23, Cidade Eclética-Fraternidade Universal- Santo Antônio do Descoberto - Goiás 

 72.909-000

Legislação Especial "AB INITIO"

Art. 1o. - A Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:., é uma Instituição de caráter Filantrópico e identificada como Pessoa Jurídica de Direito Privado, de acordo com a Legislação em vigor no País (Constituição da República Federativa do Brasil e Código Civil Brasileiro) e passa a reger-se pelo Ato Jurídico (Estatutos) a seguir declarado.

Parágrafo único. A Instituição foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto-Lei no 1.185, de 15.06.62, até o dia 15 de dezembro de 2015, quando foi revogada a Lei 91 de 28 de agosto de 1935, que concedia esse título.

©2019 por FEEU.