top of page
  • Foto do escritorDIDERC

Mostra de arte e artesanato na Cidade Eclética

A Secretaria de Instrução e Educação e a Secretaria Especial de Assistência Social realizaram no dia 3 de novembro, no Palácio de Instrução e Educação, às 8h30, uma ação social em comemoração ao aniversário da Cidade Eclética.


O 5º Salão de Artes e Artesanato da Cidade Eclética e a 1ª Ação Social em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, contou com exposições de artistas e artesãos amadores da comunidade. Expuseram na mostra os seguintes Irmãos: Jaely:., Iphigênia:., Télvia:., Ieser:., Lícia:., Isócrates:., Celimene:. e Isabel Almeida.

A atividade teve início com uma palestra sobre autocuidado e bem-estar, ministrada pelo médico e cardiologista, Irmão:. Aurélio:..


Em seguida, houve uma roda de conversa sobre a comunidade e o Mestre, com a participação dos irmãos Alípio:. e Celimene:., que relembraram momentos históricos e emocionantes relacionados à fundação da cidade cor-de-rosa.


A importância de termos atividades como essa, é implementar o espírito da fraternidade e de solidariedade que fortificam a comunidade. Que possamos viver momentos como esse, para trocar ideias e criar outros vínculos necessários em função do compartilhamento de nossas vidas, em particular aqui na Cidade Eclética. Essa é a cidade, onde moramos e escolhemos estar. Essas atividades com a nossa participação só engrandecem, cada vez mais nosso objetivo de vivermos em paz e harmonia. Uma árvore frondosa tem raízes profundas. Só aprofundamos nossas raízes quando empregamos na nossa participação amor e dedicação, afirmou Irmão:. Propércio:., psicólogo, pela Secretaria Especial de Assistência Social.

Qual é a importância de uma atividade como esta, que dá ênfase à produção artística?

Ela é muito grande, primeiro por congregar irmãos que têm os seus pendores artísticos e muitas vezes não tem como mostrar isso às demais pessoas. Há também o vínculo social que é importantíssimo e que pode fortalecer melhor as amizades. Na nossa cidade, principalmente, cada acontecimento é muito importante. A arte é a grande agregadora que facilita os encontros e as expansões de cada consciência, declarou a educadora, Irmã:. Helenira:., pela Secretaria de Instrução e Educação.


O que te inspira em tuas obras?


A minha inspiração é que eu não foco apenas nos aspectos da fraternidade, como templo, por exemplo. Eu foco no aspecto geral, como a arquitetura, Às vezes a pessoa vê a arquitetura sob o ponto de vista físico, e esquece o ponto de vista espiritual. É muito mais linda de se observar deste ponto de vista, destacou o Irmão:. Isocrátes:., que em suas obras usa técnicas como entalhamento e pirografia.

Ainda sobre inspiração em produção de peças de artesanato, a Irmã Isabel Almeida, relatou que a natureza é uma inspiração. “Eu amo trabalhar com tudo que é da natureza. Mas é uma habilidade de berço, desde de pequena eu fazia bonecas de pano. Quando cheguei aqui, eu achei um lugar cheio de coisas para fazer, e eu fui me empolgando. Essa é a minha arte. Um pouco do cerrado e também com doações de tudo que você pensar. Nós reinventamos, reaproveitamos o material e criamos arte. Assim a gente vai criando”.

O conselheiro, Irmão:. Lucas:., falou da importância de atividades como essa, para nossa comunidade. “É muito importante, porque ela não é só cultural, é também educativa, de modo que, estamos torcendo para que ela tenha pleno êxito, não só na inauguração, mas também na manutenção desse espírito de trabalho e desenvolvimento do potencial humano, principalmente em nós espiritualistas.

Evidentemente que a iniciativa merece todos os aplausos, já que nos permite conhecer o potencial criativo e diversificado aqui apresentado. O nível está muito bom em se tratando de artistas amadores. Estão de parabéns! Esperamos que outros eventos da mesma natureza venham a acontecer. Sobre a palestra, foi uma ideia que merece destaque porque traz para a comunidade, de modo geral, orientações técnicas da área médica que nós precisamos, para que conheçamos muitas medidas e cuidados que precisamos ter para uma saúde razoável, em todos os níveis, física, mental e psicológica, avaliou o diretor geral do DIDERC, Irmão:. Alípio:.


Eu costumo dizer que a espiritualidade investiu muito em mim, nasci num lar espírita, os fundamentos da doutrina me são conhecidos desde a infância. Graças a Deus minha mãe me instruiu muito bem, e foi me ajudando a desenvolver o meu potencial, como ler. Nos livros nós encontramos muita inspiração, muita inspiração mesmo. Tanto que muitos dos meus quadros são inspirados por livros. Outros quadros são de inspiração mediúnica e outros retratam o cotidiano, assim vamos enriquecendo a nossa passagem pela Terra. Não só de pão vive o homem, vive de cantar, de poesia, de brincar, de sorrir, de muitas coisas. nós não precisamos ser sérios a vida inteira, brincou a escritora, educadora e artista, Irmã:. Lícia:..

Eu aprendi a pintar já com sessenta anos, as minhas colegas sabiam que eu gostava de pintar rostos e elas me mandavam. Assim eu ampliava e pintava. Minhas obras são releituras. Não importa a idade para aprender, eu aprendi com mais de sessenta anos. Minha colega me chamou e eu confiei nela, aprendi e pinto até hoje, relatou a professora, escritora e pintora, Irmã:. Celimene:..

Qual a importância da arte para a vida do indivíduo?


É primordial, é algo que todos deveriam executar, porque ela traz alegria e traz prazer de construir e fazer alguma coisa útil. É lindo poder apresentar-se perante o criador com suas obras apreendidas nesse planeta. Principalmente quando se está deprimida, ou triste, é importante você fazer algo com as suas mãos, e no final você tem uma obra de arte, uma coisa bonita que vai alegrar você e ao seu próximos, pontuou a artesã, enfermeira e cantora, Irmã:. Télvia:..


A atividade contou ainda com ações como corte de cabelo, espaço kids, espaço gourmet e uma canção apresentada lindamente pela Irmã Maria Isabel, conhecida pelo nome artístico de Bel Ferratt.


171 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page