top of page
  • Foto do escritorDIDERC

FRATERNIDADE REALIZARÁ TRADICIONAL PEREGRINAÇÃO


Todos os anos os obreiros ecléticos guardam a quinta-feira santa para participarem da Peregrinação rumo ao Monte Tábor. Os pés cansados caminham em meio a poeira e ao cascalho. São os peregrinos da Semana Santa do Senhor, em busca de reflexão no Planalto Central. Assim como fizeram seus antepassados, ou assim como fizeram os primeiros cristãos, em busca do Cristo Redentor de corações.


Por um mês, jovens, escoteiros e Irmãos da Comunidade Eclética se empenham para a realização da Peregrinação ao Monte Tábor, na Cidade Eclética – GO. Todos os anos peregrinos chegam de vários lugares e casas espíritas e espiritualistas para participarem da atividade de cunho estritamente espiritual. De crianças a idosos, todos participam contritos e com esperanças em seus corações.


No ano de 2020-D.C., devido a PANDEMIA por Coronavírus, todas as atividades espirituais e coletivas foram suspensas no Templo Eclético Universal e na Comunidade Eclética.


Neste ano de 2021-D.C., a PEREGRINAÇÃO ocorrerá no dia 01 de abril, com apoio de uma equipe de chefes escoteiros escalados do Grupo Escoteiro Mestre Yokaanam:. – GEMY 33ºDF e de toda a estrutura de suporte médico. Neste ano, crianças e jovens não poderão participar por medida de segurança.


A Instituição realizará a tradicional Peregrinação, em regime restritivo em respeito aos respectivos decretos, em anexo. Se trata de uma atividade de cunho estritamente espiritual, da qual todos os irmãos da Casa participantes e simpatizantes vivenciam. Especialmente neste ano, caminharão os inscritos previamente.


Conforme a programação habitual, todos devem estar em frente ao Templo Universal às 5h30 para a concentração e organização da caminhada, iniciando oficialmente às 6 horas em ponto, ao sinal do toque de silêncio. Irmãos escalados para funcionarem como equipe de disciplina na caminhada, cuidarão para que todos os participantes obedeçam às orientações de distanciamento social, bem como o uso de máscaras e álcool gel. Durante a Peregrinação, os Irmãos e lrmãs farão paradas para descanso e alimentação, antes e após o Ofício Solene a ser realizado na Capela do Monte Tábor, às 11 horas, e retorno à cidade Eclética, às 16h. Não haverá almoço aberto a convidados neste ano.


A peregrinação a um santuário é uma forma de religiosidade vivenciada por diversas Religiões e de um simbolismo profundo e de caráter devocional, pois tudo o que externalizamos, ocorre primeiro dentro de nós. É uma atitude que proporciona aos fiéis, momentos de diálogo mais íntimo com a espiritualidade. É um momento de íntima reflexão, no qual é possível encontrar um lugar sagrado para meditar, dialogar com Deus, rogar pela humanidade que se acha violenta, gananciosa, egoísta, mas também sofrida e carente de amor. O caminho da peregrinação é, já por si só, um universo com facetas religiosas, místicas e físicas entre outras, e cada peregrino vive-o de forma especial. O peregrino leva um destino na mente e um propósito no coração.


Neste ano, torna-se ainda mais simbólica essa caminhada em busca de equilíbrio e ajuda espiritual aos peregrinos, comunidade e humanidade.


Não há como não se sensibilizar com a atmosfera do Cristo Redentor dos corações, o consolador da humanidade. Na quinta de sua paixão, nós o lembramos e homenageamos, singelamente, com nossos corações em penitência e profunda meditação. Caminhamos por nossa terra, com nossos Irmãos, em busca de respostas, consolo, intuições e fé... a fé que remove montanhas e barreiras. Somos homens e mulheres em busca do Deus vivo dentro de nós, que vivemos uma fase muito difícil em nossos corações e no mundo. Que estes momentos de partilha espiritual nos ajudem a compreender e a evoluir, e que se repitam por anos a fio, a fim de que nossos sucessores possam, igualmente, partilharem de semelhante afago espiritual.


Que o divino Mestre Jesus, possa continuar nos guiando. E, que todos nós possamos ser eternos peregrinos em busca do amor sublime do Cristo, conservando nossa fé e não perecendo diante das dificuldades.


Informações importantes:
· A disciplina quanto as vestimentas permitidas ao público em geral em nossa instituição, implicam no uso de vestimenta adequada, conforme segue: para os Irmãos, vestimentas masculinas que não exponham o corpo, assim sendo, não serão permitidas bermudas, camisas decotadas ou sem manga; para as Irmãs, vestimentas femininas que não exponham o corpo, portanto não serão permitidas saias transparentes, acima dos joelhos, assim como blusas sem manga e/ ou decotadas;
O silêncio e a contrição são as tônicas da caminhada, podendo ocorrer solicitações para a manutenção do silêncio em casos de exageros cometidos pelos participantes. A conversa discreta e comedida é permitida durante as paradas;
· É aconselhável o uso de calçados confortáveis para a caminhada de 18km (ida e volta) no total;
· Não é aconselhável o uso de celulares no modo de som ativo, se for imprescindível, que seja no modo silencioso;
· É permitido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras durante as paradas;
· É aconselhável que cada participante leve um kit com prato, talheres e copo para a alimentação, além de jogos extras de máscaras e álcool em gel;
· É aconselhável o uso, se preciso, de protetor solar, guarda-chuva/capa;
. A administração da instituição solicitou e obteve para a atividade deste ano, autorização da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e terá o acompanhamento da Polícia Militar.

Dúvidas e esclarecimentos de informações, estaremos disponíveis.


Irmã Simone:.

61 99124.5270


Irmão Silvain:.

61 99951.3661

92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page