top of page
  • Foto do escritorDIDERC

Cidade Eclética comemora 64 anos de existência

Atualizado: 4 de nov. de 2020



Os Obreiros da Comunidade Eclética comemoraram, mais um aniversário da Cidade Eclética Fraternidade Universal, mais conhecida como Cidade Eclética, em meio ao isolamento social e o impedimento em realizar suas atividades tradicionais, por motivo de segurança.


Neste ano não houve a linda Fanfarra Eclética, e nem os escoteiros juntos aos fogos, despertando toda a Comunidade às 6h da manhã. Apenas um Alvorada com humildes fogos de artifício junto ao sono…


Uma data tão simbólica para todos que homenageia com uma encenação, a "Peregrinação-Êxodo", realizada pelos Irmãos Peregrinos que vieram do Rio de Janeiro para fundar a Cidade Fraternidade Universal, no dia 4 de novembro de 1956-d.C..

Neste ano, em meio a pandemia que assola o mundo, não houve o hasteamento dos pavilhões com a presença de todos os escoteiros na Praça da Imortalidade, apenas chefes escoteiros e alguns irmãos a fim de honrar a tradição. Não houve bolo e nem sorrisos partilhados em festa na Praça da Imortalidade. Porém, houve Ofício Solene com todos os cuidados pertinentes, além da marcha simbólica dos irmãos a partir do marco histórico, puxada pelo jipe verde oliva e companheiro de viagens do Mestre e seus Peregrinos, às 14h.


Um ano atípico, certamente… Mas o espírito e ideal fraternários seguem renovados e esperançosos de dias melhores. Unidos sob a chuva, foi emocionante presenciar obreiros antigos e novos, ombro a ombro, firmes no propósito de Fraternidade Universal, apesar de todas as dificuldades. Todos iguais em fé e amor ao sonho de um mundo melhor… honrando as tradições históricas e sempre de pé e à ordem para o que for preciso.


É quando o cerco se fecha que a vida oportuniza o real trabalho de doação incondicional ao objetivo da Obra. Viva a nossa amada Cidade Cor de Rosa e os irmãos peregrinos que com tanta coragem e fé, vieram rumo a uma nova possibilidade de vida espiritual, pautada pelo amor à Obra e ao espiritualismo como ferramenta de união e prática da caridade.



810 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page